Qual a melhor forma para programar um menu de, por exemplo, uma calculadora? Esta tarefa poderia ser executada através de desvios condicionais se e senão, porém esta solução seria complexa e demorada. Pode-se executar esta tarefa de uma maneira melhor, através de outro tipo de desvio condicional: o escolha junto com o caso. Este comando é similar aos comandos se e senão, e reduz a complexidade do problema.
Apesar de suas similaridades com o se, ele possui algumas diferenças. Neste comando não é possível o uso de operadores lógicos, ele apenas trabalha com valores definidos, ou o valor é igual ou diferente. Além disto, o escolha e o caso tem alguns casos testes, e se a instrução pare não for colocada ao fim de cada um destes testes, o comando executará todos casos existentes.
A sintaxe do escolha é respectivamente o comando escolha a condição a ser testada e entre chaves se coloca os casos
A sintaxe para se criar um caso é a palavra reservada caso, o valor que a condição testada deve possuir, dois pontos e suas instruções. Lembre-se de termina-las com o comando pare
O comando pare evita que os blocos de comando seguinte sejam executados por engano. O caso contrario será executado caso nenhuma das expressões anteriores sejam executadas.
A figura a seguir ilustra um algoritmo que verifica se o a variável valor é igual a 0, 1 ou 2.
O exemplo a seguir ilustra em portugol o mesmo algoritmo do fluxograma acima.