Em alguns problemas, precisamos que o usuário digite um valor a ser armazenado. Por exemplo, se quisermos elaborar um algoritmo para calcular a média de nota dos alunos, precisaremos que o usuário informe ao algoritmo quais as suas notas. No portugol a instrução de entrada de dados via teclado é chamada de "leia", pois segue a ideia de que o algoritmo está lendo dados do ambiente externo(usuário) para poder utilizá-los.
O Comando leia é utilizado quando se deseja obter informações do teclado do computador, ou seja, é um comando de entrada de dados. Esse comando aguarda um valor a ser digitado e o atribui diretamente na variável.
Para utilizar o comando leia, você deverá escrever este comando e entre parênteses colocar a(s) variavel (eis) que você quer que recebam os valores a serem digitados. A sintaxe deste comando está exemplificada a seguir:
Note que para armazenar um valor em uma variável, é necessário que a mesma já tenha sido declarada anteriormente. Assim como no comando escreva, se quisermos que o usuário entre com dados sucessivos, basta separar as variáveis dentro dos parênteses com vírgula.
O fluxograma abaixo ilustra um algoritmo que lê as variáveis: idade, salario, nome, sobrenome, nota1, nota2 e nota3.
O exemplo a seguir ilustra em portugol o mesmo algoritmo do fluxograma acima.